Monday, February 19, 2007

DOGVILLE


Direção: Lars Von Trier
Gênero: Drama
Duração: 177 min


A irreverência do diretor começa pelo cenário: apenas um palco marcado por riscas no chão, que sinalizam as supostas casas dos moradores. Poucos elementos configuram o “cenário”, como os bancos no local onde ocorrem as reuniões impostas pelo presunçoso Tom Edison (Paul Bettany), que se considera o único com capacidade de análise dos demais moradores. Tom é filho do médico Tom Edison Sr. (Philip Baker Hall), desfrutando uma condição social privilegiada de não precisar trabalhar e poder dedicar-se à sua carreira de escritor, que nunca acontece de fato.
A chegada da fugitiva Grace (Nicole Kidmann) na pacata Dogville muda o rumo da vida de Tom e de todos os moradores, inclusive dela própria. Com uma origem burguesa, Grace é a síntese da elite na grande depressão de 29, obrigada a trabalhar para conseguir um refúgio numa cidadezinha rural.
Grace é dominada pelos moradores na tentativa de cativá-los para ser aceita na cidade, sofre estupros e traição de Tom, que jurava amá-la. Ela pertence à classe burguesa que em suas teorias sociais sempre tentam justificar os comportamentos das classes baixas. Mas ao ser protagonista de um drama nas mãos de gente bruta, Grace assume um comportamento tipicamente burguês que tanto condenava em seu pai. Uma de suas vinganças contra os filhos de uma moradora mostra a transformação de uma personagem idealista em uma pessoa hostil e fria.
A história fica por conta de um narrador e da imaginação do telespectador. O drama está na poesia dos fatos narrados e interpretados em um pequeno espaço. A angústia de Grace em não conseguir deixar o local é vivido pelo telespectador, preso ao cenário pequeno e ansioso em descobrir e imaginar o que haveria além daquele palco. É como um pesadelo asfixiante.
Um filme original e sublime sobre luta de classes e nivelamento da burguesia com as classes baixas na crise de 29, mas sob uma ótica completamente distinta e subliminar. Para quem percorre todas as fileiras da locadora em busca de um filme fora do senso comum, esse é uma ótima sugestão.